13.4.09

Histórias


Há tempos, contaram-me que os americanos tinham enviado para o espaço uma colecção com obras representativas do melhor que o ser humano foi capaz de fazer no século XX. Ícones da cultura terrestre do século passado para um eventual encontro imediato de terceiro grau. Ou então seria para salvar estes marcos culturais de uma possível catástrofe, nomeadamente nuclear. Já não me recordo mas esta última parece fazer, mesmo assim, mais sentido. Onde é que eu tinha a cabeça! Bem, disseram-me que um desses ícones era o sublime “Variações de Goldberg”, de Bach, interpretadas pelo excelso Glenn Gould. Tendo procurado saber um pouco mais sobre esta obra, assim como sobre o magnífico intérprete canadiano, não encontrei uma única referência a esta viagem espacial. Fui então ao grande oráculo do século XXI e o resultado foi o mesmo, o que, se não elimina, diminui drasticamente as possibilidades da história ter, efectivamente, ocorrido. Pior para os alienígenas. Melhor para mim, que ganhei uma bela história.

3 comentários:

LT disse...

Com efeito as Voyager I e II que estao em viagem galactica desde 1977 (Voyager I) levam uma impressionante lista de musica da Terra, assim como fotografias, sons, saudacoes da Terra. Interpretado pelo E. Gold foi incluida de Bach, a The Well-Tempered Clavier, Book 2, Prelude and Fugue in C, No.1. piano. 4:48.

Para maior info aqui vai o link:
http://voyager.jpl.nasa.gov/spacecraft/music.html

mulhercaotica disse...

Eu faço, aquí na terra, "grandes viagens espaciais" ao som das Variações de Goldberg de Bach.Oh se faço!!!

Bjinhos e continua

Tiago Tibúrcio disse...

Boa. Obrigado pela informação. Tinha esperança que alguém me desmentisse.