18.5.09

Ninguém é ilegal


Imigração. Admito que seja dos problemas mais complexos para uma comunidade política resolver. E a este nível temo que o meu contributo seja nulo. Porque o meu ponto de partida é absolutamente incompatível com a ideia de qualquer política restritiva de imigração. Porque, para colocar isto em termos muito simples, não me considero com mais direito a viver nesta terra (Portugal), onde por acaso nasci, do que alguém que nasceu num país onde há fome, guerra, ou onde simplesmente não há recursos. Sinto que isto de nascer num ou noutro lugar do mundo é talvez a maior lotaria da nossa existência e que a condiciona de forma indelével. Nascer e poder viver num país onde, em condições normais, temos garantidas condições mínimas de sobrevivência, é, pois, um verdadeiro luxo e uma pura questão de sorte. E o contrário o maior dos azares. Algo sobre o qual não temos a mais pequena responsabilidade. Acho por isso que a circulação de alguém à procura de sustento, que é o que parece constituir a maior parte da imigração, é um direito natural, inato à condição do ser humano, que nenhum Estado devia poder comprimir. Quando um Estado se acha no direito de impedir a entrada de um imigrante apenas devido à sua naturalidade, o que eu interpreto não anda muito longe disto: “tivesses nascido noutro lugar”. Mas isto sou eu, com os meus botões e a cómoda inconsequência das minhas crenças. Reconheço que de um responsável político por esta área exigir-se-á que pense e aja de outra forma, que seja permeável à crueza do pragmatismo. Não lhes invejo este papel.

Sem comentários: