11.11.09

"Andando", de Hirokazu Koreeda


Aos poucos a minha vida recupera alguns fragmentos de normalidade. Anteanteontem fui ao cinema (ena, ena, viva, a vida é bela) ver um magnífico filme. Sobre uma família. Sobre a família. Pais e filhos, expectativas de uns e de outros; em relação a si e aos outros. Frustração, decepção, ressentimento, arrependimento e saudade (enfim, todo o catálogo de sentimentos que uma família arrasta). Saudade que dói, que já não faz lágrimas e nos torna apenas cruéis para com os outros. Apenas não. É crueldade que somos levados a compreender, ou até mesmo a desculpar. Crueldade que também parece uma forma de terapia, para viver o resto do ano sem o filho que se perdeu. Perda de um filho que, para Chico Buarque, é a própria definição de saudade: “A saudade é o revés de um parto. A saudade é arrumar o quarto. Do filho que já morreu”. No final - pode parecer estranho - pareceu-me que o filme era, no essencial, sobre o amor. Embrulhado em amor. Amor coxo, por vezes mal-agradecido, por vezes injusto, mas amor. Que surge nas pequenas coisas e nos pequenos gestos. Blá, blá, blá. Amor que faz bem e mal ao mesmo tempo. Que enternece mas que também cria as sementes da dor (como o avô, figura distante, que tenta convencer o neto a tornar-se médico, como fez com um dos filhos, que, no entanto, carrega, em adulto, o peso da frustração ou da culpa por ter desiludido os pais). Blá, blá, blá. Já ontem tinha desistido de escrever esta xaxada. Achei que hoje iria estar mais inspirado. Enganei-me. Bem, era só para dizer que fui ao cinema.

3 comentários:

LT disse...

Isto nao eh nenhuma xaxada e os 'bla,bla,bla' nao fazem nenhuma falta neste texto. Eh importante falar de amor, do amor ou da falta dele, nas familias, entre as pessoas em geral. Acumulamos deficits enormes´por nao falar ou escrever sobre o amor. O teu texto eh belo, deu-me vontade de ir tambem ao cinema (ena,ena, ja faz tempo...)

Anónimo disse...

Grande malha. PP

Tiago Tibúrcio disse...

Se há alguém que gosta do amor sou eu! só que me estava a parecer que estava a dizer banalidades, que se aplicam a qualquer filme que aborde este tema.