11.2.11

Somos todos egípcios? Dúvidas

"Somos todos egípcios", lê-se um pouco por todo o lado. A minha pergunta é. Não deveríamos era ter sido egípcios nos últimos 30 anos, quando estavam a sofrer? A nobreza da expressão não reside, precisamente, em manifestar solidariedade para com essa condição ou, pelo menos, a sua iminência ou risco? Não foi essa a mensagem que Kennedy pretendeu transmitir quando disse que éramos todos berlinenses (embora não em português, mas em alemão). “Éramos” eram todos os povos livres, que se solidarizavam com a ameaça à liberdade que pendia sobre os berlinenses ocidentais. Ou estou a ver mal a coisa? E agora vou fazer uma coisa parva, que é lincar um post de Irene Pimentel, em que faz precisamente o que estou a questionar. E isto devia ser o suficiente para meter a viola no saco. Mas aqui estou eu...

2 comentários:

A.R. disse...

É o que se chama chegar tarde. É como no futebol: somos todos portugueses, claro, mas depois de ganharmos.

tempus fugit à pressa disse...

Não deveríamos era ter sido egípcios nos últimos 30 anos, quando estavam a sofrer e vão deixar de sofrer seja qual for o regime em que estejam

não somos todos egípcios
alguns para lá caminham
outros já lá estão

a miséria irmana mas não une

a piedade une mas não irmana