30.1.12

Reparações de guerra

É comum atribuir-se às pesadas condições que o Tratado de Versalhes submeteu a Alemanha uma das principais causas para a ascenção de Hitler e do nazismo. Pela humilhação e por ter criado condições para a hiperinflação dos anos 20. Keynes foi um dos porta-vozes desta visão, tendo-se oposto com firmeza às severas reparações de guerra que considerava estarem a ser impostas aos derrotados da I Guerra, nomeadamente à Alemanha. Há quem julgue, porém, que se devia ter ido mais longe, considerando que a Alemanha manteve, apesar de tudo, a sua capacidade tecnológica, industrial e educativa quase intacta, permitindo que se tornasse, em poucos anos, novamente na potência económica hegemónica da região (Europa Central, de Leste e Balcãs). Pergunto-me o que estes últimos historiadores pensariam ao ver as severas "reparações de guerra" agora impostas à Grécia e Portugal. Suprema ironia ou apenas o desejo que a Alemanha fosse pelo menos tão magnânime com os vencidos da guerra das dívidas soberanas quanto os vencedores da I Guerra foram consigo?

2 comentários:

Anónimo disse...

Extraordinário. A simples indisponibilidade para eternamente pagar empréstimos contraídos sem rei nem roque por outrém passa a ser uma «reparação de guerra» imposta aos caloteiros...

Anónimo disse...

Quanto à magnanimidade dos vencedores da Primeira Guerra Mundial para com a Alemanha, nem é preciso recorrer às alucinantes imposições financeiras e territoriais que estiveram na origem da Segunda. Basta recordar o seu vergonhoso comportamento posterior ao armísticio de 1918, e o custo em vidas do prolongado bloqueio imposto ao vencido.