8.4.15

A vida social


Desconfio das citações das páginas iniciais dos livros. Acho que por dar ideia que o leitor pode não ter passado dali. O que não tem mal nenhum nem prejudica a citação. São embirrações. Paradoxalmente, e é esta a minha experiência, estou muito mais recetivo a uma determinada passagem nas primeiras páginas de um livro, antes de ser contaminado pelo todo. Dobro, por isso, algumas páginas no início dos livros e raramente no final. De "A morte do pai", de Karl Ove Knausgård, tenho dobrada a página 27:


"Além de alguns pais no infantário de Vanja e Heidi, não conhecemos ninguém aqui. O que não é uma desvantagem, pelo menos para mim, a vida social não me faz falta. Nunca digo o que realmente penso, o que realmente quero dizer, mas concordo sempre mais ou menos com a pessoa com quem estou a falar, finjo que o que dizem me interessa (...)."

Sem comentários: