23.3.11

Em declarações à TSF, Manuel Alegre põe o dedo nas feridas*


Cavaco Silva
«[Cavaco Silva] devia fazer um apelo para que houvesse um diálogo, um consenso e um compromisso», evitando a iminente antecipação das eleições.

Cavaco Silva fez um discurso que «estimulou a crise» na sua tomada de posse.

FMI
«Se este PEC 4 contém medidas duras para os portugueses, a verdade é que a seguir vêm medidas muito mais duras, porque o resgate do FMI [Fundo Monetário Internacional] significa que irão», por exemplo, «baixar o salário mínimo nacional e despedir mais funcionários públicos». Mas também «acabar com o 13.ª mês, mais cortes salariais ou o fim do conceito de justa causa».

Propostas alternativas
«É preciso que os outros partidos, nomeadamente o PSD», apresentem a sua solução alternativa.

Os partidos «tendem a colocar o interesse partidário imediato acima do interesse nacional».

Cultura política
«Esta situação é fruto» da falta de coragem para o diálogo. É preciso «mais coragem para fazer a paz do que para fazer a guerra», a par de um «grande sentimento de responsabilidade nacional».

Eleições antecipadas
O cenário de eleições legislativas antecipadas não vai resolver «coisa nenhuma, mas abrir a porta para que o FMI» entre em Portugal.

PSD
O projecto de revisão constitucional apresentado pelo PSD, «que no fundo é um programa de governo», contém medidas que, conjugadas com a austeridade que é imposta pela Europa, vão tornar muito gravosa a situação dos portugueses».

*Resumo feito a partir do texto da edição online da TSF. Vale, no entanto, a pena ouvir o audio.

Sem comentários: