26.5.11

Do (des)interesse pela política

"De qualquer forma, como sublinha o Pedro Magalhães, temo que isto já não vá lá com ideias, propostas, ou programas. Os interessados são uma imensa minoria – 85% dos inquiridos pela Católica afirma não ter lido sequer uma parte dos programas eleitorais de qualquer partido." (Paulo Tavares, no excelente escrita Política, da TSF)

A minha dúvida é a seguinte: os 85% dos inquiridos que afirmam não ter lido sequer uma parte dos programas eleitorais de qualquer partido, referidos aqui pelo Pedro Magalhães, quer mesmo dizer que não se interessam pelos programas e pelas ideias de cada partido? É que é evidente que existem outras formas de tomar conhecimento das propostas eleitorais dos partidos, nomeadamente através da intermediação jornalística.

Pensando no meu caso pessoal, acho que só muito recentemente é que li um programa eleitoral de um partido político, tendo votado em quase todas as eleições com base na informação veiculada pelos media. E julgo que votei de forma esclarecida, pelo menos relativamente às questões que considerava fundamentais. Presumo que assim acontecerá com uma parte significativa das pessoas.

Sem comentários: