19.11.15

Ainda somos uma vergonha no que à repartição de tarefas entre homens e mulheres diz respeito. E, quanto a isto, não nos podemos desculpar com a troika, a UE, a dívida ou o rigor financeiro. Depende apenas de nós.


Sobre este estudo, que mostra números que deviam continuar a envergonhar-nos todos os dias, três (ok, seis) pequenos comentários:

1 - Estamos a melhorar, o que é melhor do que nada. Mas a mudar demasiado lentamente.

2 - O homem participa um pouco mais na divisão de tarefas mas, convém notar, no chamado (chamado por mim) filet mignon das tarefas domésticas: na cozinha. Limpar casas de banho e tratar da roupa continua a ser monopólio das mulheres.

3 - O grande contributo dos homens é nas reparações. Essa exigente tarefa do dia-a-dia…

4 - Só li esta notícia mas parece-me faltar aquela que é, para mim, a principal desigualdade a este nível: quem se preocupa com estas coisas lá em casa? É que, de acordo com os meus “estudos”, o pouco que os homens fazem depende muito de alguém lhes pedir para agirem. E esta preocupação pela gestão das tarefas é um ónus tão ou mais pesado do que o resto.

5 - Este trabalho foi realizado pelas investigadoras Leonor Rodrigues, Vanessa Cunha e Karin Wal. E a notícia é da jornalista Andreia Sanches. Também há uma disparidade gritante a combater na importância atribuída a estas questões por parte de homens e mulheres.

6 - Agora, tenho de ir ali dar o meu contributo e substituir a lâmpada da cozinha. 

Sem comentários: